Manifestações 08/12/2019 - Resultados



Coluna Daniel Cidade
Palpitando os fatos


Manifestação 08/12/2019:
Mais um passo dado

Publicado em 09/12/2019.




É sempre um prazer ver a cidadania ser exercida. Concordando ou não com algumas pautas, é a participação popular direta que faz a democracia pulsar. Ganhando ou perdendo em cada partida do xadrez, é parte do jogo constante da democracia respeitar o resultado e, em discordando, lutar no campo das ideias, travar o bom debate e tentar convencer o maior número de pessoas da superioridade de seu argumento; podendo levar, inclusive, ao resultado oposto, em que se sai convencido pelos debatedores oponentes. É uma espécie de fair play que anda em desuso na nossa esquerda que, com seu debate maniqueísta, levou a um grau de polarização que mais se assemelha a um Fla X Flu que ao debate político.

Não entrarei aqui em detalhes sobre os “rachas” entre influenciadores ou entre movimentos, mas deixo claro que o requisito ético me é caro e deveria ser basilar da participação democrática. Continuarei desenrolando o novelo pela via do esporte. Nesse sentido, há abismais diferenças entre o esporte e a política. Uma delas é que o fato de você, leitor, torcer por um time e eu, blog, torcer por outro, não causa desemprego ou fome à população como um todo. Deveria decorrer daí a noção de que, ao debater política, estamos debatendo o presente e o futuro do país, de todos que vivem e viverão nele. Mesmo com ideias opostas não somos adversários. Por isso, faço uma clara distinção aqui: jamais deixo de apoiar a manifestação popular legítima e pacífica, seja de que grupo ou de que matiz político seja. Sinto extrema falta de uma oposição responsável, que queira discutir projetos ao invés do histrionismo irresponsável a que temos assistido, e que é fundamental para o funcionamento correto de um parlamentarismo representativo.

E, no cerne de todos os temas que diferentes grupos e pessoas “vestiram” hoje Brasil afora, a convergência é justamente essa: a sensação de que nosso parlamentarismo não é representativo daquilo e daqueles a quem deveria representar. Decorrendo daí essa lista de pautas.

Mas é do povo que o poder emana e, pela segunda vez em menos de um mês, o povo –mandatário e concedente de mandatos – se fez lembrar pelo país. Espero que continue se fazendo lembrar sempre, nas ruas, nas redes, em buzinaços, em adesivos, em bandeiras, em toda forma possível de mobilização, inclusive nas eleições que vem pela frente.

E, finalmente, para homenagear nossa gente, que está dando um show de cidadania já faz tempo e que não pode cansar e nem piscar, trago algumas imagens do lindo espetáculo chamado democracia, que ninguém jamais e em tempo algum deveria pensar em censurar. Não dá para mostrar todas as cidades, mas selecionei algumas imagens para a gente. Como de costume, as imagens foram obtidas na internet. Se algum proprietário ou detentor de direitos assim preferir, basta entrar em contato que retiramos.

Um forte abraço verde e amarelo!















Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o Blog!